Quinta de Santa Marinha

Quinta de Santa Marinha Arcos de Valdevez

A Quinta de Santa Marinha, situada em Sabadim Arcos de Valdevez.

 Primordialmente não era bem como nos dias de hoje, no princípio, havia um aglomerado de campos e leiras a que os locais chamavam a quinta do Vale. Nesse meio tempo era dividido ao meio pelo caminho público que a estrada hoje substitui. Por consequência acabou por ser dividido  em duas partes.

Como resultado a Quinta de Santa Marinha é a parte onde se encontra implantada a Capela da Santa que lhe deu o novo nome.

Desde o seu início a Quinta de Santa Marinha sempre produziu vinhos brancos e tintos. Primeiramente, não seria difícil de encontrar na velha quinta, entretanto, hoje magnificamente remodelada e moderna, castas como Loureiro, Trajadura e Arinto – brancos – e Borraçal, Espadeiro e Pical Pôlho – tintos – entre outras.

Anteriormente, a qualidade dos seus vinhos, à época, era tal que vinham comprá-los de Paredes de Coura. O seu transporte era feito, montanha acima, em odres feitos de pele de cabra, às costas de possantes mulas.

 

Hoje, a Quinta de Santa Marinha, em Sabadim, Arcos de Valdevez, produz vinhos das duas melhores castas de uvas espalhadas pelo mundo – chardonnay e merlot.

Vinhos

Chardonnay

Primordialmente, teve a sua origem na região Francesa de Borgonha, inegavelmente  é a rainha das uvas brancas e uma das castas preferidas para a produção de champagne pela sua elegância, intensidade, aroma e complexidade que confere ao vinho.

Uva de pele verde, produz vinhos brancos ricos em sabores e aromas de frutos tropicais, de pêssego, maçã verde, limão, melão e pêra evidenciando-se os aromas das frutas cítricas quando plantada em climas mais frios, de conformidade  com o clima  de Santa Marinha, Sabadim, Arcos de Valdevez. O terreno é o grande aliado desta excelente casta pois em cada região confere-lhe características diferentes e próprias. De tal forma que as vindimas são geralmente feitas em Agosto. Por consequência o grau alcoólico deste vinho pode atingir 14% no máximo e 12,5% no mínimo.

Vinho Chardonnay Ânfora de Stª Marinha pode conservar-se, desse modo sem qualquer problema, durante 5 ou mais anos mantendo as suas excelentes qualidades em perfeitíssimas condições, isto é no caso de ser guardado em local apropriado.

É ideal como aperitivo entre amigos. Em primeiro lugar, harmoniza muito bem com queijos e com pratos de aves confeccionadas com açafrão, alecrim ou caril, em segundo lugar, com peixes, principalmente, salmão e tainha do mar, em terceiro lugar, com lagosta e massas com molhos brancos, cremosos e à base de queijo.

Merlot

Primeiramente o vinho Merlot (que não é vinho Verde) teve a sua origem em Bordéus. A palavra “merlot” significa “petit merle”, ou pequeno melro. Antes de tudo, a origem do nome desta casta está provavelmente relacionada com a cor preto azulada das uvas maduras e a cor negra dos melros. É uma casta que se adapta muito bem a climas mais frios e a lugares com solos áridos, argilosos e até rochosos. Assim sendo as vindimas desta casta são realizadas em Setembro. Por consequência o seu grau alcoólico ronda geralmente os 13%.

Conserva-se, sem perder qualquer das suas qualidades e características, durante 8 ou mais anos, desde que seja guardado em local apropriado.

A característica principal do Merlot é a sua elegância e frescura. Os aromas típicos de um vinho Merlot são os frutos silvestres e os aromas de cereja, ameixa, figo, rosas e violetas, entre muitos outros. Os Merlot produzidos em climas frios costumam ser um pouco mais estruturados, com uma presença um pouco maior de taninos.

Harmoniza muito bem com carnes de vaca, fumeiros, bacalhau e cordeiro. E também com grande variedade de queijos.


A Quinta Santa Marinha oferece casa de férias com piscina, wi-fi, e todos os requisitos modernos para umas férias tranquilas e inesquecíveis num ambiente rural e familiar. Organiza visitas aos vinhedos assim como provas de vinhos e de vários outros produtos regionais locais.

Bonum vinum laetificat cor hominis
Bom vinho alegra o coração do homem